quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Vitamina B1


As vitaminas constituem um grupo de substâncias essenciais ao funcionamento do organismo humano. Muitas desempenham papéis chave na formação de outras substâncias produzidas pelo nosso organismo. 
Uma destas vitaminas é a vitamina B1 que é fundamental na forma como utilizamos os açúcares que ingerimos. Por esta razão é muito importante saber quais os alimentos que nos podem fornecer a vitamina B1, também denominada por tiamina. Ela está amplamente distribuída na dieta alimentar, pois existe nos cereais, feijão, nozes, ovos e vegetais, e é especialmente abundante no gérmen de trigo e em leveduras. A tiamina também pode ser sintetizada (ou seja, produzida a partir de outras moléculas por processos desenvolvidos usando conhecimento químico) e usada como aditivo no enriquecimento alimentar nesta vitamina.
A vitamina B1 é solúvel em água e tem a estrutura química representada na Figura.
A deficiência em vitamina B1 provoca o beribéri que é uma doença que se caracteriza por desordens de natureza neurológica, perda de apetite, fadiga e perda de massa muscular.
Mas atenção, a ingestão excessiva de qualquer vitamina tem consequências tão devastadoras para o organismo humano como a sua falta.

Sem comentários:

Enviar um comentário