segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Alimentos Funcionais


Tem-se verificado ao longo das últimas décadas uma mudança significativa dos hábitos alimentares. Como consequência da forma como nos alimentamos e do tipo de alimentos que comemos tem -se observado uma maior incidência de  alguns problemas de saúde. 

As refeições completamente confecionadas em casa diminuiram drasticamente nas sociedades actuais e o consumo de fastfood é muito elevado. Aumentou sinificativamente a ingestão de alimentos à base de açúcar e/ou ricos em gorduras. O consumo exagerado destes alimentos leva facilmente a doenças crónicas tais como diabetes, a obesidade e cardiopatias. Se aliarmos ainda a falta de exercício físico diário e o stress, estarão reunidos muitos factores que pioram significativamente a nossa qualidade de vida.

Todos sabemos que os alimentos são compostos por substâncias químicas essenciais à nossa sobrevivência tais como proteínas, carbo-hidratos, gorduras e vitaminas, entre outras, denominadas por nutrientes. Se se realizar uma alimentação que contenha quantidades equilibradas destas substâncias seremos seguramente mais saudáveis. Uma nutrição óptima previne sintomas de deficiência dos vários nutrientes, optimiza as suas reservas naturais, diminiu o factor de risco para doenças crónicas e melhora as funções bioquímicas e fisiológicas do nosso organismo. Para podermos elaborar uma dieta equilibrada devemos seguir guias de alimentos tais como a pirâmide de Harvard que se apresenta na figura.

Guia alimentar - Pirâmide de Harvard

Conhecendo a composição química dos alimentos podemos escolher os que nos serão mais saudáveis e inclusivamente os que nos podem trazer benefícios. Deste princípio nasceu o conceito de alimento funcional que foi inicialmente definido como um alimento saudável, mais tarde como o alimento que contém baixo teor em sal e açúcar e finalmente foi entendido como o alimento que contém substâncias químicas benéficas adicionadas tais como vitaminas, fibras, minerais, substâncias anti-oxidantes, entre outros. 

A origem do conceito do alimento funcional deve-se a Minoru Shirota (Japão) que na década de 30 do séc. XX provou que o leite fermentado previne doenças gastrointestinais.
Para mantermos boa saúde devemos saber escolher os alimentos que ingerimos e a forma como os devemos ingerir para que nos sejam mais benéficos.

1 comentário: