domingo, 2 de janeiro de 2011

O que é a Química?

Provavelmente a sua Química está um pouco esquecida, ou até talvez nunca lhe tenha interessado muito... mas alguns conhecimentos desta ciência podem ajudá-lo a compreender melhor o quotidiano. Assim, vamos introduzir algumas noções simples de princípios científicos e terminologia que podem ser úteis para compreender os posts que se seguem, bem como muitas outras situações da sua vida.
Comecemos por conversar sobre o que é a Química. Trata-se, para a maior parte das pessoas, de um bicho-de-sete-cabeças, já o percebemos. Mas vai ver que, a ser um bicho-de-sete-cabeças, pode ser um bicho bem simpático e fofinho. Vá! Vença lá essa inércia, não tenha medo! 

A Química é a ciência que estuda a constituição, a estrutura e o comportamento da matéria. Este conhecimento permite ao Homem construir novos materiais, tirando partido do que a Natureza lhe oferece, de modo a garantir uma melhor qualidade de vida. Um dos aspectos do trabalho dos químicos é precisamente desenvolver e sintetizar novas substâncias que tenham características apropriadas para cada objectivo. Assim, desenvolvem produtos que vão permitir combater doenças (medicamentos), produzir muitos dos materiais que caracterizam a civilização dos nossos dias (plásticos, fibras, corantes…), combustíveis para automóveis e aviões, adubos e pesticidas, etc.
Um outro aspecto da actividade dos químicos é o das análises químicas. É através delas que se podem identificar determinadas substâncias em misturas ou identificar produtos desconhecidos. Estas análises são bastante necessárias e estamos todos familiarizados com elas, uma vez que já tivemos que fazer análises ao sangue e à urina, e ouvimos falar em análises de águas ou do ar para identificar poluentes, ou mesmo dos alimentos para saber se estão em boas condições de serem consumidos. Estas análises são fundamentais para garantir uma boa qualidade de vida.
Apesar do que se disse acima, a Química surge frequentemente com uma conotação negativa. Tal deve-se ao facto ser em geral associada a desastres ecológicos ou aos que ocorrem nas indústrias químicas. É verdade que estes problemas existem, mas os benefícios resultantes da actividade dos químicos são incrivelmente maiores e mais importantes. Fazendo uma analogia com os automóveis, ocorrem por vezes desastres, alguns deles com graves consequências, e não é por esta razão que as pessoas não reconhecem a importância fundamental dos automóveis e a sua necessidade.
No caso dos seres vivos (plantas e animais), para que ocorram processos como a fotossíntese, a respiração, a digestão e todas as outras funções que permitem a manutenção da vida e a sua actividade normal, é necessário que se dêem muitas transformações químicas. A essa Química chama-se normalmente bioquímica. 

Adaptado de "A Cozinha é um Laboratório" - Margarida Guerreiro e Paulina Mata  . Ed. Fonte da Palavra

Sem comentários:

Enviar um comentário