quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Vamos mudar a cor dos ovos


Corar ovos e decorá-los é uma tradição de Páscoa muito antiga. Hoje apresentamos uma forma muito simples de o fazer – com cascas de cebola.
Se desejar os ovos mais escuro, escolha cebolas com a pele mais escura. Se os quiser mais douradinhos, escolha cebolas mais claras. A cor final também vai depender da quantidade de casca que usar.

6 ovos
3 cebolas
1 tacho

1 - Retire a casca das cebolas (só a parte escura e seca, que parece papel) e ponha num tacho com cerca de meio litro de água.
2 – Leve ao lume e deixe ferver durante aproximadamente 20 minutos. A água do tacho deve ficar com cor.
3 – Deixe arrefecer a água com as cascas dentro.
4 – Retire as cascas das cebolas.
5 – Com muito cuidado ponha os ovos dentro do tacho e leve ao lume. Quando a água começar a ferver, ponha o lume baixinho e deixe cozer 10 minutos.
6 – Retire os ovos da água e deixe arrefecer. 



Porque é que os ovos mudam de cor?
Na natureza há seres vivos com as mais variadas cores. Isto acontece devido a terem certas substâncias que lhes dão cor.
Na casca da cebola também há uma substância que lhe dá a cor, chama-se quercetina. Quando se fervem as cascas de cebola em água parte desta substância vai passar para a água. Depois, quando os ovos são cozidos na água corada, ela vai dar cor às cascas dos ovos.
A quercetina também tem propriedades medicinais. Algumas pessoas até usam  chá de cascas de cebola (a que juntam limão e açúcar ou mel)  para ajudar a curar problemas de garganta como a rouquidão e as inflamações.

5 comentários:

  1. Já sei como vou colorir os ovos da Páscoa. Usando Quercetina.
    Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Um velho truque de muitos cafés e tascas por esse país fora, fruto da experência, mesmo sem saberem o que é a quercetina :)

    ResponderEliminar
  3. Acho fascinante como empiricamente se desenvolveram inúmeras técnicas que hoje podemos explicar a nível molecular. Esta é uma coisa simples, mas há inúmeros exemplos em todas as áreas - - medicins tradicionais, cozinha, tudo... Algumas tão pouco óbvias que muitas vezes me questiono sobre como lá se chegou...

    ResponderEliminar
  4. Porque o ovo muda de cor ao contato com a agua pura?
    tenho um vídeo que mostra isso, e não há nada adicionado a agua, apenas agua pura.
    quem pode me explicar isso?

    ResponderEliminar