sábado, 1 de janeiro de 2011

2011 Ano Internacional da Química


O Ano Internacional da Química 2011 (AIQ2011) é uma celebração mundial das conquistas da química e das suas contribuições para o bem-estar da humanidade. Sob o tema unificador "Química - a nossa vida, o nosso futuro", o AIQ2011 vai oferecer uma variedade de actividades interativas, divertidas e educativas para todas as idades. O Ano da Química destina-se a chegar a todo o globo, com oportunidades de participação pública a nível local, regional e nacional.

Os objectivos do AIQ2011 são aumentar o reconhecimento público da forma como a química contribui para satisfazer as nossas necessidades, incentivar o interesse pela química entre os jovens, e criar entusiasmo pelo  futuro criativo da química. O ano de 2011 vai coincidir com o 100 º aniversário do Prémio Nobel atribuído a Madame Marie Curie, uma oportunidade para celebrar a contribuição das mulheres para a ciência. Este ano  também coincide com o 100 º aniversário da fundação da Associação Internacional das Sociedades de Química, proporcionando uma oportunidade para destacar as vantagens da colaboração científica internacional.


Os eventos do AIQ2011 vão enfatizar o facto da química ser uma ciência criativa essencial para a sustentabilidade e para melhorar o nosso modo de vida. Actividades, como palestras, exposições e actividades práticas, irão incidir no facto da investigação química ser fundamental para solucionar os nossos  problemas globais
mais complexos que envolvem a alimentação, água, saúde, energia, transportes e muito mais.

Além disso, o Ano da Química vai ajudar a reforçar a cooperação internacional, servindo como um ponto focal ou fonte de informação para as actividades levadas a cabo pelas sociedades de químicas nacionais, instituições de ensino, indústria, governo e organizações não-governamentais.

 
O AIQ2011 é uma iniciativa da IUPAC, União Internacional de Química Pura e Aplicada, e da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Envolve as sociedades químicas, academias e instituições de todo o mundo, e depende de iniciativas individuais para organizar actividades locais e regionais.


http://www.chemistry2011.org/about-iyc/introduction

Sem comentários:

Enviar um comentário