domingo, 23 de janeiro de 2011

Ponham-nos as vossas Questões

Como já devem ter percebido, achamos a Química verdadeiramente Irresistível. 

Conseguir compreender, com base no conhecimento químico, alguns aspectos da Vida é algo que consideramos fascinante. Mas as coisas que fazem parte do nosso quotidiano, por vezes tornam-se quase banais e nem pensamos muito nelas. Quando alguém nos faz pensar... é sempre uma alegria!

Gostávamos que nos pusessem as vossas questões, que nos permitissem partilhar convosco algumas coisas em que já pensámos, que nos obrigassem a pensar e estudar outras.

Lancem-nos desafios! 
Ponham-nos as vossas questões!

7 comentários:

  1. Parabéns pelo vosso blog. Já vai muito longe a minha química do liceu, mas tem sido interessante ler o blog e aos poucos vou aprendo e descobrindo algumas coisas que não sabia.

    Aproveito o vosso desafio para vos pôr uma questão. Em criança, quando um termómetro se partia deixavam-me brincar com o mercúrio. Ouvi há tempos que é tóxico.

    Seria possível darem mais informação sobre isto?

    ResponderEliminar
  2. Tenho estado a ler o vosso blog e estou super impressionada com a qualidade e interesse dos posts, e também o "tom" tão informal e acolhedor com que partilham estas informações preciosas. Muito obrigada!

    Venho colocar uma questão. Como boa "emigrante" (estou neste momento a residir em Londres), cada vez que vou a Portugal compro enchidos e trago-os comigo para aqui para ir matando saudades de casa. Mas acontece-me por vezes que, depois de abertos, os enchidos ficam cobertos por um pó branco muito fininho. O que é este pó?

    Muito obrigada desde já pela ajuda, e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  3. Olá e parabéns!
    Tenho algumas perguntas:
    - A que se deve a alegada capacidade da laranja inteira, quando cozinhada com alimentos, lhes absorver a gordura?
    - Gostaria de relembrar o motivo quimico que recomenda a não ingestão de café com alimentos de fumeiro.
    - Será verdade aquela da cebola aberta absorver organismos indesejáveis presentes no ar?
    - As bolas de naftalina têm surgido no mercado com outro nome sem indicação da sua composição química. Presumo, pelo cheiro, que continuam a ter o naftaleno. Ou estarei errada? Haverá outro aromático com o mesmo cheiro?
    - Procuro piadas e charadas sobre química. Alguém me ajuda? Tb procuro informação sobre a quimica e a segurança no quotidiano (saúde, casa, carro, etc). Agradeço a oportunidade.
    Adelaide

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelas vossas questões e comentários.

    Tentaremos responder a tantas das vossas dúvidas quanto possível. É que algumas são bem difíceis... Mas tentaremos...

    Vão visitando o blog... e pondo mais questões.

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Tenho uma dúvida, qual é o tipo de plástico usado para fazer radiografias?

    ResponderEliminar
  6. Adoro o vosso blog, mas preciso de uma ajuda.
    Eu ando a fazer uma pesquisa, para um projeto em que ando a desenvolver, e preciso de saber se é possivel transformar, através de processos quimicos, meias calças de nylon para cordas das raquetes de ténis/badminton. Eu sei que, antigamente já as transformaram, as meias, em paraquedas, mas não sei se o que pretendo é possivel e por isso é que preciso a vossa ajuda.
    Os meus melhores cumprimentos,
    Catarina

    ResponderEliminar