domingo, 30 de janeiro de 2011

O Viciante Chocolate

O chocolate é fascinante e a ciência envolvida em todas as fases do seu processamento muito interessante e complexa. Mas não só no processamento... Muita gente descreve o desejo de comer chocolate como sendo compulsivo e há quem diga também que comer chocolate lhe alivia a tensão ou que é afrodisíaco. Ainda não se sabe bem se tal tem fundamento e vários grupos de investigação têm estudado este assunto. Na verdade, o chocolate contém pequenas quantidades de compostos estimulantes, como a cafeína, a serotonina, a teobromina, a feniletilamina... 


Contudo, o seu teor não parece ser suficiente para influenciar o comportamento. Comer chocolate pode, porém, ser agradável devido à interacção única entre alguns destes componentes. 

A investigação permitiu ainda concluir que o chocolate leva o cérebro a produzir certos opiáceos naturais, que aliviam a dor e aumentam a sensação de bem-estar. Mas falta esclarecer porquê... Seja qual for a razão da popularidade do chocolate, os cientistas continuam a investigar os seus doces mistérios. E, a nós, cabe continuar a apreciá-lo e a tirar dele o maior prazer. E já não é pouco….


Sem comentários:

Enviar um comentário