sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Marcos importantes na história da Química

A Química é a ciência que estuda as substâncias, quer de origem natural quer sintética, bem como os seus elementos constituintes, características e propriedades. A sua história é feita da evolução dos conhecimentos nesta área do saber e da história de quem a ela se dedicou. Poder-se-ia enumerar um conjunto enorme de descobertas que decorreram ao longo de séculos e que descrevem o desenvolvimento da química. Aqui ficam algumas e os seus autores.
É no século XVIII que a química se torna uma ciência experimental e considera-se que a química moderna nasceu com trabalhos de Antoine Lavoisier (França, 1743-1794) onde ele descreveu a presença do carbono nos seres vivos, enunciou o princípio da conservação da matéria, estudou e deu o nome ao oxigénio e contribuiu para a nomenclatura química.
O século XIX foi determinante no estabelecimento dos princípios sólidos em que nos baseamos actualmente em química e que são marcos na história da ciência. De entre os que contribuíram para o desenvolvimento da química podemos referir:
Lorenzo Avogadro (Itália, 1776-1856) formulou a hipótese com o seu nome: volumes iguais de gases diferentes, nas mesmas condições de pressão e temperatura, contêm o mesmo número de moléculas.
Justus von Liebig (Alemanha, 1803-1873) conhecido como o pai da indústria dos fertilizantes devido à sua descoberta sobre a importância do azoto como nutriente de plantas.
Dmitri Mendeleev (Rússia, 1834-1907) criou a tabela periódica dos elementos.
William Henry Perkin (Inglaterra, 1838-1907) responsável pela síntese do 1º corante artificial (mauveine ou anilina púrpura).
Ludwig Boltzmann (Áustria, 1844 -1906) contribuiu para o desenvolvimento da termodinâmica estatística e o estabelecimento da teoria atómica.
Svante Arrhenius (Suécia, 1859-1927) desenvolveu a teoria electrolítica da dissociação de substâncias iónicas em solução.


Sem comentários:

Enviar um comentário