sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

As Cores dos Flamingos

Há dias num comentário que nos puseram a um post sobre as cores dos camarões, perguntavam-nos se as cores dos flamingos também resultavam da presença de pigmentos idênticos aos dos camarões nas suas penas e que lhes davam os maravilhosos tons de rosa que as caracterizam. 


Flamingos no Tejo

imagem retirada de http://creesalcochete.blogspot.com/2007/11/flamingos-no-tejo.html

As penas dos flamingos, assim como as suas pernas e bico são coloridos por pigmentos existentes nas algas e animais de que se alimenta. Estes pigmentos podem ser a astaxantina dos camarões ou outros com estruturas parecidas e que em conjunto se denominam por pigmentos carotenóides.
Após serem digeridos, os pigmentos carotenóides depositam-se nas penas e outras partes do corpo dos animais tornando-as alaranjadas ou rosadas. A quantidade de pigmento existente nas penas depende da quantidade de pigmento na dieta do flamingo. A ausência de carotenóides na sua alimentação irá resultar no crescimento de penas muito claras ou mesmo esbranquiçadas.

3 comentários:

  1. Obrigada pela resposta à minha questão. Realmente estas coisas da química são muito interessantes. Quem havia de dizer que a cor dos flamingos tem a ver com a sua alimentação...

    ResponderEliminar
  2. Aqui está a mais recente descoberta sobre a cor dos flamingos: https://www.ted.com/talks/ed_yong_suicidal_wasps_zombie_roaches_and_other_tales_of_parasites/transcript?language=pt-br

    ResponderEliminar