sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quais as vantagens de fazer um gelado com azoto líquido?


Esta técnica de fazer gelados tem características bastante interessantes. Permite aliar a rapidez de execução (até existe um record mundial de cerca de 20,91 segundos para 1 litro de gelado), a uma textura muito sedosa devido ao menor tamanho dos cristais de gelo, e até um melhor sabor resultante de uma boa libertação na boca dos compostos responsáveis pelo aroma, devido à microestrutura mais fina do gelado. 


Esta técnica torna ainda possível reduzir a quantidade de matéria gorda nos gelados. Se isto não bastasse, a rapidez de execução dos gelados permite que sejam feitos no momento na sala, na presença do cliente, com um efeito altamente espectacular devido ao "fumo" que se liberta.


É no entanto fundamental que se usem medidas de segurança adequadas, nomeadamente: guardar e transportar o azoto líquido em recipientes apropriados, e que não sejam abertos nem hermeticamente fechados; armazená-lo em locais bem ventilados; proteger-se para evitar queimaduras com azoto líquido, nomeadamente usando luvas de protecção que isolem e não usando sandálias; proteger os olhos com óculos de segurança (em particular quando se manuseiam quantidades maiores de azoto líquido); e não dar a provar preparados demasiado frios.

Sem comentários:

Enviar um comentário