terça-feira, 28 de junho de 2011

Adesivos para papel

Pastas feitas com farinha foram durante muito tempo usadas como adesivo para papel e em trabalhos de encadernação. Contudo, as pastas de amido são agora preferidas. Estas são também usadas na conservação de documentos de papel.


Uma das razões porque se preferem pastas de amido, relativamente a pastas de farinha, tem a ver com a composição desta. A farinha, além de um teor de amido de cerca de 75 % e de cerca de 10% de água, tem cerca de 10% de proteínas e outros compostos que existem em menor quantidade. As proteínas modificam as características das pastas e dos filmes formados quando usadas como adesivo.  
Contudo, os adesivos à base de amido têm o inconveniente de serem um bom meio para crescimento de fungos. E por isso, em muitas aplicações, são subtituídos por adesivos que não tem este inconveniente e que têm características estruturais e propriedades que os tornam particularmente indicados para determinados tipos de utilização, são os adesivos compostos por materiais sintéticos.  
De entre os polímeros sintéticos usados pode referir-se um que é bastante usado na encadernação de livros, para além de outras aplicações, o poli(etileno/acetato de vinilo):




Sem comentários:

Enviar um comentário