terça-feira, 7 de junho de 2011

Os vários tipos de hidratos de carbono


Os hidratos de carbono podem ser classificados de diversas formas, consoante as suas características, sendo uma das classificações a que baseia no tamanho das suas moléculas. 
Os monossacáridos, a unidade base dos hidratos de carbono, são açúcares simples, tendo a fórmula geral CnH2nOn, sendo que nos mais comuns n varia de 3 a 6. Como exemplos temos a glucose, que existe em grande quantidade no mel ou a frutose, o açúcar da fruta. 
Outros hidratos de carbono mais complexos, são compostos de várias moléculas destes açúcares mais simples ligadas entre si. Os dissacáridos são formados por duas moléculas de monossacáridos, são exemplos destes a sacarose (o nosso açúcar de mesa que é formado por uma molécula de glucose e outra de frutose) e a lactose, o açúcar do leite. 
Os oligossacáridos contêm 3 a 10 moléculas de monossacáridos e os polissacáridos podem conter até milhares de unidades, como é o caso do amido e da celulose que existem em muitos alimentos. O amido é muito nutritivo e a celulose, que não metabolizamos, é também fundamental nos alimentos, pois constitui uma fibra alimentar.


A seguir estão representados mais detalhadamente alguns dos hidratos de:

Glucose   
                                                      
Sacarose
                   
Amido



Sem comentários:

Enviar um comentário