sexta-feira, 4 de março de 2011

Passar a ferro também é um processo químico


Quando estamos a passar a ferro nem nos passa pela cabeça que estamos perante um processo químico que envolve a quebra e formação de ligações entre as moléculas constituintes dos tecidos.

Quando lavamos a roupa, esta fica toda enrugada e temos necessidade de a passar a ferro. O que ocorre neste processo, é o enfraquecimento das ligações entre as cadeias de polímeros devido ao calor. Ao passarmos o ferro quente, com o seu peso, estamos a alinhar as fibras, que se vão reorganizar, formar novas ligações e ao arrefecerem vão manter a sua nova posição.
Nem todos os tecidos são igualmente susceptíveis de enrugar. Muitas fibras quase não necessitam de ser passadas a ferro.
No entanto, alguns tecidos que têm como base a celulose, tal como o algodão e o linho, enrugam bastante e necessitam de ser borrifados, pois a água é essencial para enfraquecer as ligações intermoleculares. As diferentes cadeias de polímeros nestes tecidos estão ligadas por ligações de hidrogénio. 

 
Quando é absorvida pelo tecido a água vai penetrar nos espaços entre as cadeias de polímeros, permitindo a formação de novas ligações de hidrogénio. A nova posição das cadeias é fixada quando a água evapora.

Agora já sabe que quando está a passar a ferro também está a provocar um processo químico.

2 comentários:

  1. Quem havia de dizer...
    Não nos livramos da Química nem a passar a ferro.

    ResponderEliminar
  2. Esses posts são muito bons. Fazem agente entender a aplicação de conceitos importantes de Química, e pensar que é até fácil! Muito legal.

    ResponderEliminar