sábado, 29 de outubro de 2011

Azeitonas recheadas... sim também podem ter alginato!


Se comprar um frasco de azeitonas verdes recheadas com pimento e olhar para a lista de ingredientes, possivelmente vai ler qualquer coisa como:

Ingredientes
Azeitonas verdes, pasta de pimento (25%), água, sal, reguladores de acidez: ácido láctico (E270), lactato de cálcio (E327), ácido cítrico (E330),antioxidante: ácido ascórbico (E300). Espessantes alginato de sódio (E401), Goma de guar (E412)


É que aquelas tirinhas não são de pimento que foi arranjado, cozinhado, cortado em tirinhas... não era viável... o que aconteceu é que foi feita uma pasta de pimento que foi texturizada com alginato, e ainda outro gelificante chamado goma guar, e com que foram feitas longas tiras que foram depois usadas para rechear as azeitonas. Tal foi feito de forma a que essas tiras de pasta de pimento tenham uma textura semelhante a um pimento em conserva. O sabor é o mesmo também.
E não se preocupe porque não faz mal nenhum à saúde. Já lhe dissémos que o alginato está aprovado para ser usado na alimentação e não se conhecem efeitos adversos se fôr usado nas doses adequadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário