terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Há uma química entre nós!

Esta frase, muito utilizada com o significado de que existe uma atracção, mesmo uma ligação, entre duas pessoas, tem uma conotação francamente positiva. Porquê, então, a química é, depois, utilizada como factor de depreciação (“Isso tem químicos…”!) ou até mesmo de temor (É a química que polui o nosso planeta!).
Isto só pode ser explicado por uma campanha de desinformação/intoxicação que será consequência de uma formação científica deficiente ministrada pela escola e da grande apetência que se observa na comunicação social e algum público para notícias negativas . A química é por vezes transformada num inimigo social e os químicos em cientistas que vão despendendo verbas públicas para prejudicar a nossa vida e a tornar mais curta.
Seria importante que em vez desta descrença, frequentemente não fundamentada, na Ciência e na Química se reflectisse sobre o aumento da esperança de vida no nosso País nos últimos anos? Pois aqui vão alguns números: 65,3 anos em 1965 e 79,2 em 2008. (*)!!! É obra, não é? E é obra, principalmente, da química!

(Imagem retirada de: http://lapulgasnob.blogspot.com/2009/03/carrera-corta_06.html)

(*) Fonte dos dados sobre a esperança de vida: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário