segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Absorverá a laranja a gordura?

Uma das questões que nos puseram, quando para isso lançámos um desafio, foi:
- A que se deve a alegada capacidade da laranja inteira, quando cozinhada com alimentos, lhes absorver a gordura?

Já tínhamos previamente ouvido falar disto. Um email mais ou menos assim:
"Oi, bom, tive que fazer uma feijoada. Então segui o conselho de uma amiga que me disse que a mãe dela colocava uma laranja inteira e não descascada (lavada sim viu???) na dita feijoada junto com as carnes... fiquei em dúvida, mas tentei e realmente funcionou, até parecia milagre, a gordura estava toda dentro da laranja, bastou corta-la para ter a confirmação. A laranja não modificou em nada o gosto da feijoada que ficou super light, beleza né!!! Então eu tentei com linguiça, fiz ferver a água, furei as linguiças com 1 garfo, coloquei a laranja na panela e depois as linguiças e....ficou comprovado, em 5 minutos e a gordura estava toda dentro da laranja, depois fritei as linguiças e elas estavam deliciosas...E minha panela sem gordura... Isso poderá servir para alguém, é por isso que transmito o que aprendi."
A laranja, sendo ácida, poderia eventualmente provocar alterações na gordura, mas absorver a gordura … pareceu-nos estranho…  a razão para acharmos pouco provável é que gordura e água não se misturam. Todos temos experiência disso e já aqui o referimos e explicámos (neste post).  
Ora, uma laranja tem uma enorme percentagem de água e uma pequeníssima percentagem de gordura. 
Não vimos qualquer razão para a gordura, mesmo que a casca fosse a ela permeável, se ir alojar dentro da laranja, num meio essencialmente aquoso.
Do nosso ponto de vista, e com a informação disponível, a história, tal como é contada não nos parecia merecer credibilidade. ( A grande maioria destas informações que nos chegam por email não é muito credível.)
Tentámos procurar alguma informação, mas não conseguimos encontrar nada que explicasse tal facto.
Possivelmente é uma daquelas experiências mal concebidas em que se acha que qualquer coisa funcionou, pura e simplesmente porque não se comparou com uma situação controle (em tudo igual, mas sem esse factor). Já falámos neste post de uma situação deste tipo.
Para avaliar melhor a credibilidade, seria importante fazer experiências e verificar o que de facto se passa, e porquê, se fosse caso disso. Não o fizemos. No entanto, recentemente descobrimos que alguém fez uma experiência cujo objectivo era avaliar se de facto tinha alguma influência, os resultados parecem confirmar o que suspeitávamos. Tudos está relatado aqui: Laranja rouba a gordura da feijoada. Mito ou ficção?


É tudo quanto lhe podemos dizer...
(Quanto às suas outras questões da leitora Adelaide:
- Gostaria de relembrar o motivo quimico que recomenda a não ingestão de café com alimentos de fumeiro.
Nunca ouvimos dizer, e não encontrámos nenhuma explicação.

- Será verdade aquela da cebola aberta absorver organismos indesejáveis presentes no ar?
Não, não é. Pode ver aqui a explicação:  http://www.snopes.com/medical/swineflu/onion.asp    )

Sem comentários:

Enviar um comentário