sábado, 3 de dezembro de 2011

Laboratorio Chimico da Escola Politécnica - aproveite o fim de semana para o visitar

O Ano Internacional da Química está a chegar ao fim e não podiamos deixar de sugerir uma visita ao Laboratorio Chimico da Escola Politécnica . O Laboratorio Chimico faz parte integrante da exposição de longa duração do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, mas pode ser visitado separadamente, dentro do horário do Museu.
 

 
O Laboratorio e o Amphiteatro de Chimica da Escola Politécnica são uma jóia histórica e científica da Universidade de Lisboa, da cidade e do país. É possivelmente o único sobrevivente dos grandes laboratórios de ensino e de investigação das universidades europeias.
Desde a sua construção que se elogia a sua monumentalidade, funcionalidade e elegância. Numa primeira abordagem o Laboratorio tem relevância pela sua beleza, singularidade e pela atmosfera autêntica que proporciona a quem visita.
Por outro lado, o Laboratorio Chimico no seu conjunto, bem como a articulação dos diferentes espaços e a sua evolução ao longo do tempo, são muito relevantes para a história da química e do seu ensino, particularmente em Portugal. Neste aspecto, e para além do espaço, que constitui em si mesmo um documento histórico de valor inegável, existe uma extensa documentação arquivística e iconográfica que complementa e intensifica a importância do Laboratorio como fonte para a história da ciência. Finalmente, há a referir a existência de uma das mais importantes colecções de química da Europa, proveniente deste mesmo espaço.

A colecção de química do Museu de Ciência é constituída por instrumentos e equipamento – reagentes, vidros, alambiques, calorímetros, estufas, centrífugas, balanças, estojos de análise, cadinhos, material refractário, medidores de pH, painéis didácticos, etc – utilizados no ensino e investigação das diferentes cadeiras de Química na Escola Politécnica (1837-1911) e na Faculdade de Ciências (1911-2002).
Fazem igualmente parte da colecção alguns objectos provenientes do Museu Nacional de História Natural (espólio J.A. Serra, etc.) e depósitos de algumas escolas secundárias. A maioria das peças são do século XIX e séc. XX.
Quer do ponto de vista qualitativo quer do ponto de vista quantitativo, trata-se da mais importante colecção de equipamento histórico de Química em Portugal e uma das mais representativas a nível mundial. É complementada por uma colecção muito significativa de painéis didácticos ilustrativos de princípios e processos químicos, em tela e em papel. Muito do equipamento de vidro foi soprado na Escola Politécnica e na Faculdade de Ciências. Tem ainda a particularidade de possuir uma documentação complementar muito relevante e completa (notas de aulas, manuais, catálogos, etc), o que dota a colecção de um potencial muito significativo para a investigação. Finalmente, a colecção está enquadrada pelo seu espaço histórico autêntico – o Laboratorio Chimico – que não foi destruído no incêndio de 1978.


Morada:
Museu de Ciência da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica, 56
1250-102 Lisboa

Horário do Museu:
Terça a sexta das 10-17 h
Fins de semana das 11-18h
Encerra Segundas e Feriados


Informação retirada do site do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário