terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Estalactites e Estalagmites

As estalactites e estalagmites, surgem em grutas com rochas de carbonato de cálcio, particularmente calcite. Quando a água da chuva cai, o dióxido de carbono (CO2) do ar dissolve-se nela e formam-se soluções levemente ácidas Quando esta água, ácida, cai numa gruta e escorre através das rochas, o carbonato de cálcio insolúvel transforma-se em bicarbonato de cálcio sólúvel. 

Ao longo dos séculos, este processo produz grandes grutas. Porém a reacção é reversível, ou seja, o bicarbonato de cálcio pode voltar a converter-se em carbonato de cálcio insolúvel. 

Quando a água saturada  com bicarbonato de cálcio (tendo dissolvido o máximo possível), pinga do tecto de uma gruta e evapora, fica ali depositado um pouco de carbonato de cálcio que vai formando a estalactite. Como a água continua a escorrer, o comprimento e a espessura da estalactite aumenta. Formar uma estalactite demora muitos anos, geralmente crescem 0,5 cm e 2,5 cm em cada século.


(Foto DAQUI)
 
Mas o processo não termina aí. A água que pinga de uma estalactite cai no chão da gruta e ao evaporar aí começam a formar-se depósitos de carbonato de cálcio e começa a formar-se uma estalagmite. 


É por isso que se costumam encontrar estalactites e estalagmites aos pares, e às vezes até se juntam para formar uma coluna.

 (Imagem DAQUI)


2 comentários:

  1. Muito interessante ^^
    Porém uma vez que essas formações são resultados de combinações químicas que englobam inúmeros fatores, podemos dizer que essa média de crescimento não é uma constante necessária certo?
    Pois nos milhões de anos da história da humanidade podem ter ocorrido situações completamente impensáveis que levaram, por exemplo, essas reações a acontecerem mais rapidamente... certo?
    Muito brigado, meu e-mail é dantarez@gmail.com
    Continue com o bom trabalho ^^

    ResponderEliminar
  2. Tal como se diz é um valor médio e podem existir variações entre as várias situações.

    ResponderEliminar