segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tecidos que se autolimpam

Cientistas dos EUA desenvolveram um tecido que se autolimpa, com melhores características do que outros tecidos idênticos que já existem (mais durável, mais eficiente e mais confortável). 


Gang Sun e sua equipa na Universidade Davis da California,, incorporaram em tecidos de algodão ácido-antraquinona-2-carboxílico (2-AQC). O processo envolve uma reacção química entre a celulose do algodão e esta substância, forma-se uma ligação forte entre eles, e tal leva a que a 2-AQC resista à lavagem. A reacção ocorre em condições que podem ser levadas a cabo quando se tinge o tecido.
Quando exposto à luz a 2-AQC decompõe-se e produz compostos, como por exemplo o peróxido de hidrogénio (da água oxigenada), que são muito reactivos e têm acção anti-bacteriana ou decompões resíduos de pesticidas ou outras substâncias tóxicas. 


O novo tecido tem aplicações potenciais em vestuário de protecção biológica e química para profissionais da saúde, no processamento de alimentos, e para trabalhadores agrícolas e militares.




Fontes:  http://www.rsc.org/chemistryworld/News/2011/September/01091103.asp

http://www.labspaces.net/113787/Self_cleaning_cotton_breaks_down_pesticides__bacteria
http://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2011/jm/c1jm12805a

Sem comentários:

Enviar um comentário