quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Um veneno que pode ser muito útil

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bacteria Clostridium botulinum. É um veneno  10 milhões de vezes mais poderoso que o cianeto. Faz parte de um grupo de venenos que inibem produção de acetilcolina, envolvida nas transmissões dos impulsos nervosos.

É a causa do envenenamento alimentar denominado botulismo e que pode provocar a morte. No entanto, esta toxina tem várias utilizações em medicina. Em 1978, foram realizados nos Estados Unidos  os primeiros estudos para a sua utilização no tratamento de estrabismo. Em seguida, investigaram-se os efeitos da toxina botulínica em casos de nistagmo (movimento involuntário dos olhos), espasmos hemifaciais, torcicolo espasmódico e espasticidades de membros inferiores. 

Pode ainda ser utilizada com outros objectivos, como por exemplo:
Para evitar suor excessivo - injecção de toxina (Botox) sob a pele, com mais de 50 aplicações em cada mão para reduzir a transmissão dos impulsos nervosos, o efeito pode durar de um a seis meses.

Só a mão direita foi tratada

 Em  estética - o botox ao agir em músculos da cara  ‘paralisa-os’ e a pele não fica franzida, mesmo que a pessoa se esforce para que isso aconteça. 

Mudanças vísiveis: antes e depois da aplicação do Botox.

Aplicado por profissionais competentes, o Botox não leva à perda de movimentação do rosto, apenas não haverá a natural contracção muscular no local da aplicação.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário