sábado, 19 de novembro de 2011

Já pensou transformar uma madeixa do seu cabelo num diamante?

Um artigo publicado no mês de Setembro no jornal Expresso referia o facto de ser possível transformar cabelo em diamantes. Uma possibilidade de guardar e usar átomos de carbono que fizeram parte do organismo de entes queridos. Parece quase mentira... não é?  Mas é apenas uma questão de química...

Já lhe dissémos que os diamantes são formados 100% por átomos de carbono. Também já lhe temos dito que os átomos de carbono são a base da química orgânica, a química dos compostos que estão presentes nos seres vivos – nas plantas, animais e no homem. Na natureza os diamantes demoram milhões de anos a formar-se a partir de matéria orgânica, ocorrendo esta transformação em condições específicas de pressão e temperatura. É possível em laboratório reduzir esse tempo, recriando as condições necessárias - temperaturas de mais de 1.600º C e pressões de 45 mil atmosferas, e assim nalguns dias criar um diamante a partir de uma madeixa de cabelo. Pode inclusivamente escolher-se a cor desse diamante. Para obter os tons desejados, basta adicionar os elementos que, na própria natureza, são responsáveis pela côr das pedras.Finalmente os diamantes são lapidados, tal como acontece normalmente com os diamantes naturais.

Veja aqui um pequeno filme onde mostra o processo de transformação de cabelo do Pélé num diamente que ofereceu à sua Mãe:

Sem comentários:

Enviar um comentário