terça-feira, 22 de novembro de 2011

Levitar é Possível!

Já lhe falámos em tempos de azoto liquido. Muito útili quando se pretendem obter baixas temperaturas. Mas por vezes são necessárias temperaturas ainda mais baixas do que as que se conseguem com o azoto líquido, nesses casos usa-se hélio líquido, que está uma temperatura de cerca de -270ºC.
  
H. Kamerlingh Onnes foi o cientista holandês que pela primeira vez conseguiu liquefazer hélio. Na sequência isso foi possível obter temperaturas muito baixas, muito perto do zero absoluto.   A temperaturas extremamente baixas, nas vizinhanças do zero absoluto, a matéria exibe algumas propriedades extraordinárias, incluindo a supercondutividade. Este fenómeno também foi descoberto por H. Kamerlingh Onnes, em 1911.

A supercondutividade é um fenómeno observado em diversos metais e materiais cerâmicos. Quando estes são arrefecidos a temperaturas que variam de quase zero absoluto (  -273ºC)  até à  temperatura do azoto líquido (-196º C), eles deixam de ter resistência eléctrica ( a temperatura a que isso acontece,  chamada temperatura crítica, e varia com o material).
Como esses materiais não possuem resistência eléctrica, ou seja, os electrões podem circular  livremente através deles, eles podem transportar  corrente elétrica por longos períodos de tempo,  sem perder energia sob a forma de calor. Tal poderá ter aplicações nos processos de transmissão de energia eléctrica. 
Mas há uma outra propriedade dos materiais supercondutores que permite efeitos espectaculares. Os supercondutores são caracterizados pela expulsão de campos magnéticos estáticos do seu interior, um fenómeno conhecido como efeito de Meissner. O efeito de Meissner dá origem à repulsão entre os supercondutores e ímans permanentes.  A forma maisespectacular de o mostrar, e a sua imagem de marca, é a levitação de um supercondutor num campo magnético.  
Veja exemplos aqui:


Sem comentários:

Enviar um comentário