sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Hoje é dia de S. Martinho

O dia de São Martinho está aí. Não queremos deixar de assinalar este dia falando um pouco sobre São Martinho e de alguma química relacionada com castanhas.

Dado que às castanhas associamos o S. Martinho, sabe quem este era? Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados
Certo dia de Novembro, muito frio, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola. Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.

Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona e, em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto que faz parte das tradições do nosso País.


As castanhas são comidas assadas ou cozidas com erva-doce. Mas antes de cozinhadas deve-se retalhar a sua casca. Já alguma vez pensou porquê? Talvez saiba que é para não rebentarem. Mas sabe porque é que as castanhas rebentam ao serem cozinhadas? As castanhas contêm bastante água na sua composição. Cerca de metade do peso de uma castanha corresponde a água. Quando são aquecidas, essa água passa a vapor. A pressão do vapor vai aumentando e “empurrando” a casca, e se esta não tiver levado um golpe para deixar escapar esse vapor, a castanha pode explodir e a castanha fica toda fragmentada



Castanhas Assadas

Ingredientes:
Castanhas, Sal grosso, Água 

Preparação:
Prepare as castanhas dando-lhes um golpe com uma faca.
Salpique-as com água, para o sal aderir mais facilmente e para que a casca fique mais estaladiça e assim se retire com mais facilidade.
Polvilhe as castanhas com sal e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno ou num assador de barro furado. Coloque o tabuleiro no forno ou o assador de barro na lareira sobre as brasas, tendo o cuidado, quer num caso quer noutro, de as mexer de vez em quando. Quando estiverem assadas coloque-as num recipiente de barro e sirva, a fim de que cada pessoa descasque a sua parte. 

Castanhas cozidas:

Ingredientes:
Castanhas, Água, Sal grosso, Erva doce

Preparação:
Prepare as castanhas dando-lhes um golpe com uma faca, a fim de não rebentarem. Coloque-as num tacho com água e leve ao lume. Quando a água estiver a ferver tempere com sal e erva doce. Depois de cozidas podem ser comidas simples, com manteiga ou servir de acompanhamento a pratos de carne.



Adaptado de um post colocado originalmente em:  http://acozinhaeumlaboratorio.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Leio habitualmente e com alguma curiosidade este blog-Uma química Idestivel-. Aprendo sempre alguma coisa e embora a quimíca não seja a minha paixão acho mesmo mesmo mto interessante.
    Mas tenho uma curiosidade desde o início.... a Lucília Mata é a Binha?
    Se fôr...um beijo para todos/as os que ainda se lembrarem de mim. Eu sou a Zára.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Zara pelo feedback.

    Respondi por email às questões no comentário. O email chegou?

    Caso não tenha chegado peço que envie um email para:
    quimicairresistivel@gmail.com

    ResponderEliminar