segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Química Orgânica - uma Ciência recente

Apesar dos compostos orgânicos serem os compostos da Vida e ainda dos produtos orgânicos terem sido usados pelo homem ao longo de toda a sua história, a química orgânica é uma ciência relativamente recente, com cerca de 250 anos. 
De facto só se pode falar de química orgânica a partir de meados do século 18 quando foram feitas as primeiras tentativas para isolar compostos orgânicos puros e não apenas extractos. 
Carl Scheele, um químico sueco, entre 1769 e 1786 isolou vários compostos orgânicos e estudou a sua química (ácidos cítrico (de limões), oxálico (de rubarbo), málico (de maçãs e outros frutos), láctico (do leite), úrico (da urina)). 



1769 - 1786 
Carl Scheele
Isolou vários compostos orgânicos e estudou a sua química
1784
Lavoisier
Desenvolveu um  método para determinar composição
  1807  
Berzelius
Chamou “compostos orgânicos”  Teoria da Força Vital
1828
Wohler
Sintetizou composto orgânico a partir de materiais inorgânicos
1837
Liebig
a extraordinária e até certo ponto inexplicável produção de ureia sem a intervenção de funções vitais, que devemos a Wohler, deve ser considerada uma das descobertas com a qual uma nova era da ciência começou
1856
William Henry Perkin
Síntese de corante
Início da Indústria Química Orgânica

Em 1784 Lavoisier desenvolveu um método para fazer a combustão compostos orgânicos, recolher e analisar os produtos da combustão e obter dados sobre a sua composição. Apesar dos métodos rudimentares descobriu que eram combinações de um grupo pequeno de elementos: C, H, O e N.
Em 1807 o sueco Berzelius classificou esses compostos como “compostos  orgânicos” tendo a característica comum de serem derivados de sistemas organizados. Ele e outros químicos da sua época achavam que além dos elementos químicos estes compostos tinham uma força vital e que por tal razão nunca seria possível sintetizá-los no laboratório. Esta Teoria da Força Vital (ou do Vitalismo) foi perdendo adeptos à medida que se começou a entender que as leis químicas que governavam o comportamento destes compostos eram as mesmas dos compostos inorgânicos.
Como já foi referido, a Teoria da Força Vital sofreu um golpe fatal quando em 1828 Wohler descobriu que a evaporação de uma solução aquosa de um sal inorgânico deu origem a ureia idêntica ao produto natural. 

NH4Cl + AgNCO NH2CONH2 + AgCl
                  ureia

Portanto tinha sido sintetizado um produto orgânico, a partir de um inorgânico, sem intervenção de organismos vivos.
Em 1837 Liebig escrevia “a extraordinária e até certo ponto inexplicável produção de ureia sem a intervenção de funções vitais, que devemos a Wohler, deve ser considerada uma das descobertas com a qual uma nova era da ciência começou”. No ano seguinte Liebig e Wohler, num artigo conjunto sobre o ácido úrico, concluíram que todos os compostos orgânicos poderiam ser sintetizados no laboratório.
Isto significa que as palavras orgânico e inorgânico associadas a compostos químicos não têm o significado inicial, mas continuaram a usar-se por razões históricas.
Uns anos mais tarde Kekulé enunciou a definição actual de compostos orgânicos “aqueles contendo átomos de carbono” (sendo excluídos apenas o monóxido de carbono CO, o dióxido de carbono CO2 e os carbonatos que tradicionalmente são incluídos na química inorgânica).

Sem comentários:

Enviar um comentário