terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Cabelo e as suas Pontes de Enxofre

O cabelo humano é composto principalmente por proteínas fibrosas a que se dá o nome de queratina. Estas proteínas são formadas pelo conjunto de cerca de 20 amino-ácidos que formam as proteínas em geral, mas têm a característica de ter cerca de14% de cisteína - um amino-ácido com características especiais. De facto, duas cisteinas de cadeias diferentes ou da mesma cadeia de proteína podem formar entre si ligações muito fortes chamadas "pontes de enxofre". São as pontes de enxofre que se formam entre cisteínas em moléculas de proteínas adjacentes do cabelo que vão determinar a sua ondulação característica.


Quando fazemos uma permanente o processo envolvido consiste em enrolar o cabelo com a forma que se pretende; tratar o cabelo com um reagente redutor que quebra as pontes de enxofre naturais;  e em seguida tratá-lo com um agente oxidante que vai refazer as pontes de enxofre de outro modo, mantendo a ondulação determinada pelo rolos. Este processo está representado esquematicamente na figura seguinte:


5 comentários:

  1. POR FAVOR VCS PODERIAM EXPLICAR O QUE ACONTECE COM O CABELO QUANDO FAZEMOS PROGRESSIVA DE CISTEÍNA!
    DENISE MARTINS

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela questão, mas lamentamos muito mas não a podemos ajudar. Não temos informações sobre o processo que nos permitam responder-lhe. Há várias descrições do processo e até explicações na internet, mas não temos dados que nos permitam avaliar se são fundamentadas.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem explicado, palavras e figuras.

    ResponderEliminar