domingo, 20 de fevereiro de 2011

Já desnaturou proteínas muitas vezes...

Acreditamos que ontem já tenha ficado com dúvidas  (ou possivelmente com certezas) sobre o facto de já ter desnaturado proteínas... E a verdade é que já o fez muitas vezes.

Certamente já reparou que um ovo cru e um ovo cozido são bem diferentes...


Grande parte dessa diferença deve-se precisamente ao facto das proteínas do ovo terem desnaturado. É isso que faz com que o ovo passe de líquido a sólido. 

Quanto à mudança de cor da clara, que era quase transparente em cru e depois de cozida fica bem branquinha, isso resulta do facto de na clara crua a luz passar através dela e, depois de desnaturada, com a rede que se forma, já não poder passar.

Mas há outras situações em que no seu quotidiano desnatura proteínas... tantas! Por exemplo, quando desinfecta qualquer coisa com álcool, está a desnaturar as proteínas de possíveis micróbios que lá existam para dar fim deles...
Quando deita sumo de limão na sua salada de fruta, para impedir que escureça, está a desnaturar proteínas que lá existem e que catalisam (facilitam) reacções químicas que levam a esse escurecimento.

Havemos de voltar as estes assuntos, e tratar de muitos outros em que a desnaturação de proteínas está envolvida. É que elas são mesmo importantes e andam por todo o lado e todos os dias temos que lidar com elas...

Sem comentários:

Enviar um comentário