sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fritos que não engordam


Fritos que não engordam... parece mentira... mas é verdade!

Para fritar usa-se uma substância chamada Olestra. A olestra não é um óleo natural, mas sintético. Tem características que fazem com que não seja metabolizada pelo organismo humano. Foi descoberta acidentalmente pel
a Procter &Gamble em 1968 durante um projecto de investigação para encontrar gorduras mais facilmente digeríveis por crianças prematuras.

A nível estrutural, é formada por uma molécula de sacarose (o açúcar de mesa) a que estão ligadas 6 a 8 grandes cadeias de átomos (grupos –OH que estão esterificados com ácidos gordos). Fica com uma forma que podemos visualizar como a de um polvo:




Olestra                                            Óleo de cozinha

A Olestra não é absorvida pelo organismo e permite fritar, temperar… dando aos alimentos características idênticas aos confeccionados usando óleo.


Tem o inconveniente de dissolver e arrastar consigo vitaminas liposolúveis (vitaminas D, E, K, A). Para ultrapassar este problema é comercializada com estas vitaminas dissolvidas. Tem ainda o inconveniente de, se consumida em grande quantidade, ser difícil controlar a sua eliminação pelo ânus. As embalagens têm mesmo o seguinte aviso:



"Este produto contém olestra. Olestra pode causar cólicas abdominais e fezes soltas. Olestra inibe a absorção de algumas vitaminas e outros nutrientes. Foram adicionadas vitaminas A, D, E e K ."


Nos US está aprovada para ser usada na alimentação humana desde 1998, em particular na produção de snacks. Contudo o crescimento não é tanto como se esperava devido aos inconvenientes acima descritos
.



3 comentários:

  1. Para não se engordar podem-se arranjar outros problemas de saúde.
    Não acho uma boa alternativa!!!

    ResponderEliminar
  2. E onde se arranja esse óleo, para momentos de 'gula de fritos' sem se ficar com a consci~encia pesada?

    ResponderEliminar
  3. Pensamos que este óleo não está disponível no mercado e nunca soubemos de nada em Portugal confeccionado com ele.

    ResponderEliminar