domingo, 13 de fevereiro de 2011

As 10 + 1 Noites e a Química do Carbono

Conhece as “1001 Noites”, o clássico da literatura mundial? As histórias que compõem esta obra terão sido narradas, durante exactamente 1000+1 noites, pela jovem Xerazade, ao rei persa, Xariar, despertando no soberano uma curiosidade insaciável, que o impediu de a mandar matar, tal como tinha decidido fazer após a descoberta da infidelidade da sua esposa.

Depois de ter lido as “1001 Noites” fica-se com uma ideia bastante completa da sociedade islâmica da altura e as histórias têm, ao longo dos anos, preenchido o imaginário de crianças e adultos.


 Na linha desta obra, dois cientistas mexicanos -  Pedro Bosch e Graciela Pacheco – recriaram o ambiente mas com a sua própria narrativa. Neste caso Xerazade relata, ao longo de 11 noites consecutivas, todos os conhecimentos e interessantes histórias sobre a Química do Carbono, tendo deste modo também escapado à morte.

O projecto que engloba este trabalho chama-se La Ciência para todos e é do Instituto Latinoamericano de la Comunicación Educativa, do México

Aqui vai o índice destas histórias:

XII. FECHADO CON EL 14C                                                                 

1 comentário:

  1. Muito engraçado. Poderá servir de inspiração para outros químicos nos contarem outras histórias para além da do Carbono.

    ResponderEliminar