sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Porque é que a Química Orgânica é importante no mundo em que vivemos?

Os compostos orgânicos estão envolvidos em todos os processo biológicos que nos mantêm vivos, a nós e a todos os seres vivos. Para além da água e dos ossos, o nosso corpo é formado essencialmente por compostos orgânicos: as proteínas que formam músculos e tecidos, os constituintes do sangue, do cabelo, das unhas, da gordura, o glicogénio do fígado e das células que produz energia rápida, as hormonas, as enzimas, as substâncias responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos, o ADN que contém toda a nossa informação genética... Não damos por isso, mas no nosso organismo estão continuamente a ocorrer reacções químicas químicas necessárias à Vida.
Também são compostos orgânicos:
1) Os medicamentos que permitiram prolongar a vida com bem estar e produtividade - medicamentos sintéticos para o controle da pressão arterial, controle de infecções bacterianas (antibióticos) e mesmo virais, substituição de compostos químicos naturais que não são produzidos no organismo devido a malformações (insulina e vitaminas).
2) Muitos materiais de que são fabricadas as roupas que usamos; alguns (algodão e seda) ocorrem naturalmente, outros (poliésteres e nylon) são sintéticos e permitiram tornar a roupa mais baratas, com melhores características que os produtos naturais (não enruga, não precisa passar a ferro, maior duração, lavável à máquina....) e das mais variadas cores.
3) Muitos dos materiais usados na construção de casas são também orgânicos, alguns deles ocorrem naturalmente (madeira) e outros são sintéticos (canalizações de PVC, pavimentos sintéticos e carpetes) e estão a substituir os materiais tradicionais na construção, são mais leves, não precisam de manutenção pois são mais resistentes ao clima e não precisam de pintura, isolam reduzindo as necessidades energéticas.
4) Na construção de automóveis também cada vez mais os plásticos orgânicos são usados para substituir aço ou alumínio. A porção dos automóveis formada por polímeros atinge actualmente mais de 40%, já sem falar de óleos para motores, lubrificantes, gasolina...
5)O sabão e os detergentes sintéticos que permitem manter os padrões de higiene actuais com características apropriadas para o tipo de utilização - lavagem de roupa ou loiça à máquina ou manual, limpeza a seco, champôs, sabonetes, detergentes para chão, para nódoas, que sejam eficientes em águas duras...
6) A comida que consumimos, e além disso a indústria alimentar depende muito da indústria química para embalagens, pesticidas, adubos, aditivos e tratamentos para aumentar tempo de vida, acelerar amadurecimento ... e se é controversa a adição de químicos à comida; sem estes produtos haveria menos comida disponível e esta seria de qualidade inferior e com menor tempo de duração.
7) Materiais usados em tempos livres, desde as superfícies artificiais, até raquetes, redes, bolas, roupas... tudo é feito de materiais sintéticos.

2 comentários:

  1. Fiz uma hiperligação para o meu blog: http://mc2h2o.blogspot.com. Bom Ano Internacional da Química!

    ResponderEliminar