quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Algodão Pólvora


Alguns trabalhos e invenções em química são planeados de forma racional, noutros casos são fruto do acaso. Embora estas situações continuem a acontecer, eram bem mais frequentes quando os conhecimentos de química eram mais reduzidos. Um exemplo de uma descoberta fruto do acaso é o  algodão pólvora - um explosivo.
Em 1846 um professor de química suíço, Christian Schoenbein, acidentalmente descobriu o algodão pólvora ao entornar uma mistura de ácido nítrico e ácido sulfúrico na cozinha da sua casa. Limpou a mistura de ácidos com um avental de algodão da sua mulher, passou-o por água e pendurou-o perto do forno. Ao secar ele desapareceu em chamas. Estudou o que se tinha passado e descobriu que ao tratar a celulose (o principal componente do algodão) com uma mistura de ácido nítrico e ácido sulfúrico esta era transformada em nitrato de celulose, ou nitrocelulose.
Assim inventou o algodão pólvora muito superior em propriedades à pólvora usada então. De facto ao arder o algodão pólvora não produz fumo, ao contrário da pólvora. Por esta razão o algodão pólvora adquiriu uma grande importância para usos militares. 


 (imagens retiradas de: http://www.nzetc.org/tm/scholarly/tei-WH1-Sina-t1-body-d4-d4.html)

2 comentários: