As vitaminas constituem um grupo de substâncias essenciais ao funcionamento do organismo humano. Muitas desempenham papéis chave na formação de outras substâncias produzidas pelo nosso organismo.
Uma destas vitaminas é a vitamina B1 que é fundamental na forma como utilizamos os açúcares que ingerimos. Por esta razão é muito importante saber quais os alimentos que nos podem fornecer a vitamina B1, também denominada por tiamina. Ela está amplamente distribuída na dieta alimentar, pois existe nos cereais, feijão, nozes, ovos e vegetais, e é especialmente abundante no gérmen de trigo e em leveduras. A tiamina também pode ser sintetizada (ou seja, produzida a partir de outras moléculas por processos desenvolvidos usando conhecimento químico) e usada como aditivo no enriquecimento alimentar nesta vitamina.
A vitamina B1 é solúvel em água e tem a estrutura química representada na Figura.
A deficiência em vitamina B1 provoca o beribéri que é uma doença que se caracteriza por desordens de natureza neurológica, perda de apetite, fadiga e perda de massa muscular.
Mas atenção, a ingestão excessiva de qualquer vitamina tem consequências tão devastadoras para o organismo humano como a sua falta.
Sem comentários:
Enviar um comentário