Separação de Pigmentos de Tintas
Objectivos:
Muitas das tintas e corantes que são usados por nós são na realidade misturas de vários pigmentos diferentes. A experiência que se segue permite separar diferentes pigmentos usados para colorir as canetas de feltro.
Material: frasco grande
tesoura
fita cola
colher
papel de filtro
canetas de feltro
sal
água
Procedimento:
- Cortar um rectângulo de papel de filtro suficientemente grande para enrolado, mas sem ficar sobreposto, caber no frasco que vai usar.
- Traçar uma linha a lápis a cerca de 4 cm da extremidade inferior do papel.
- Sobre a linha fazer pequenas manchas de diferentes cores ( de preferência incluir algumas cores escuras).
- Sobre a linha fazer pequenas manchas de diferentes cores ( de preferência incluir algumas cores escuras).
- Deitar no frasco água até ficar com cerca de 3 cm de altura, deitar meia colher de chá de sal e mexer bem.
- Fazer um tubo com o papel e fixá-lo com fita cola, sem sobrepor as extremidades, e metê-lo no frasco. Tapar e aguardar que a água suba até cerca de 4 cm da extremidade superior do papel.
- Retirar o papel e deixar secar.
Resultado:
Observam-se manchas de várias cores a alturas diferentes do papel que resultam da separação dos vários pigmentos que entram na composição das tintas.
Porquê ?
Muitas das tintas e corantes que são usadas por nós são na realidade misturas de vários pigmentos diferentes. Estes pigmentos são compostos diferentes que têm diferentes afinidades para a água e para o papel. À medida que a água sobe dissolve estes pigmentos e leva-os com ela, mas devido às diferentes afinidades que eles têm para o papel e a água são arrastados a velocidades diferentes e por isso ficam separados.
Esta experiência foi o meu primeiro contacto com a cromatografia nos meus tempos de liceu.
ResponderEliminarÉ engraçado também fazer com várias canetas da mesma cor mas marcas diferentes, para ver como podem ter uma composição diferente.