segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Com o mercúrio não se brinca...

Há algum tempo um dos nossos leitores pôs-nos uma questão muito pertinente, a que hoje vimos dar resposta.

Aproveito o vosso desafio para vos pôr uma questão. Em criança, quando um termómetro se partia deixavam-me brincar com o mercúrio. Ouvi há tempos que é tóxico.

Seria possível darem mais informação sobre isto?



Uma pergunta mesmo muito importante! 

Durante muitos anos eram usados termómetros de mercúrio para medir a temperatura do corpo humano. Mas o mercúrio é extremamente tóxico e, por razões ambientais e de saúde pública, desde o início deste milénio é proibido o uso destes termómetros no Serviço Nacional de Saúde, assim como a sua comercialização. No entanto, possivelmente eles ainda existem nalgumas casas.

Devido à falta de conhecimento relativa à toxicidade do mercúrio, muita gente há algumas décadas brincou com o mercúrio quando se partia um termómetro. Ele tem um comportamento fascinante, especialmente para as crianças. 



Esta é contudo uma brincadeira perigosa, o mercúrio é muito tóxico e, o que torna a situação ainda mais grave, o mercúrio e os seus sais acumulam-se no organismo pois este não consegue eliminar facilmente estas substâncias. Assim, ao longo do tempo a situação vai piorando levando a um envenenamento crónico.

O mercúrio é bastante volátil e facilmente absorvido pela pele. Assim tocar nele, como acontecia quando se brincava, era grave. Por outro lado, se não for devidamente eliminado e ficar, por exemplo, em frinchas no chão, vai vaporizando e sendo inalado por quem vive no local. Aspirá-lo também não é solução, visto que desta forma os seus vapores irão dispersar-se.

No que respeita ao ambiente. O aspecto mais importante é a contaminação de águas, principalmente contaminadas por mercúrio existente em efluentes industriais. Neste caso ele poderá entrar na cadeia alimentar, por exemplo através da ingestão de peixe que viva nessas águas e que o acumulam no seu organismo.

Pode ver aqui como eliminar mercúrio com segurança.

30 comentários:

  1. isto aconteceu-me! há 10 anos! como posso saber se estou contaminada? será que estou? Brinquei com mercurio de termómetro muitas vezes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para vc saber se ta contaminada tem que fazer um exame de sangue e consultar ao médico

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. Sem problemas, se todas as frescuras de hoje em dia fossem como dizem todos já estaríamos mortos, e essa não passa de mais uma.

      Eliminar
    4. frescura = ciência. amo ver leigo falando mxrda

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
  2. Sobre isso não lhe podemos dar uma informação fundamentada. Mas se isso aconteceu há tanto tempo e não teve problemas, foi porque o nível de mercúrio acumulado não atingiu valores críticos certamente. Foi concerteza um contacto esporádico e pontual.

    Também brinquei com mercúrio, tal como muitas outras pessoas.

    Hoje sabemos que é perigoso e se deve evitar ao máximo.

    ResponderEliminar
  3. Ontem a noite o temometro quebrou na minha mão, logo lavei as minhas mãos e tirei todo o mercurio do local, seguindo as recomendações. Nunca havia tido contato com o mercurio, corro risco de estar contaminada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tndo procedido da forma adequada, certamente minimizou ao máximo os efeitos e evitou problemas. O importante é proceder de forma adequada.

      Atualmente a maioria dos termómetros já não tem mercúrio.

      Eliminar
  4. O que torna o mercúrio toxico ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há bastante informação sobre isso. Por exemplo a informação aqui contida pode ser +util:
      http://www.hospitaissaudaveis.org/pdf/Palestra%201a%20Gilmar%20da%20Cunha%20Trivelato.pdf

      Eliminar
  5. ola.estava fazendo uma esperiencia ai o termometro quebrou mais cosegui
    tira uma partes com a seringa sera que estou contaminado pois ficaram pequenas bolinhas que nao cosegue tira

    ResponderEliminar
  6. Sempre brimquei com mercurio o mais legal e pegar um imã e ficar mexendo

    ResponderEliminar
  7. Meu neto pôs o termômetro dentro do micro ondas e ele se quebrou lá dentro. Como não sabia, pois ele deixou o termômetro quebrado em cima de uma mesa, usei o forno normalmente durante uns 3 dias até perceber que o mercúrio estava lá. Retirei com um pano úmido mas não sei qual a melhor maneira de descontaminar. E o que devo fazer com o micro ondas?

    ResponderEliminar
  8. Meu neto de 7 anos botou o termômetro dentro do micro ondas e ao ver que ele havia se quebrado o tirou e deixou em cima da mesa. Só que o mercúrio ficou no micro-ondas e eu o usei por uns 3 dias sem perceber. O que fazer? Já me contaminei mas existe uma forma de descontaminar o forno ou tenho que joga-lo fora?

    ResponderEliminar
  9. Não tivemos oportunidade de responder na altura. Mas em situações como estas é o Centro de Informação Anti-Venenos que deve ser contactado, só eles poderão dar os conselhos adequados.

    ResponderEliminar
  10. O que acontece se engolir o mercúrio em quantidad emuito pequena tipo areia?

    ResponderEliminar
  11. Como referimos nalguns posts aqui o mercúrio pode causar problemas de saúde, mesmo em quantidades pequenas. Deve consultar um médico.

    Veja também:

    http://umaquimicairresistivel.blogspot.pt/2011/11/louco-como-um-chapeleiro.html

    http://umaquimicairresistivel.blogspot.pt/2011/11/o-desastre-da-baia-de-minamata.html


    ResponderEliminar
  12. quebrei um termômetro e não lembrava que dentro contia mercúrio e o confundi com bolinhas de metal, tentei pegar com a mão sem sucesso . Oque devo fazer ? consultar um médico e fazer um exame de sangue ?

    ResponderEliminar
  13. po toquei so a ponta do dedo tem um problema ?

    ResponderEliminar
  14. Kkk pesquisei isso só por causa da fatos desconhecidos aí pesquisei.
    Se isso fosse verdade eu já teria morrido, pois quando era criança eu quebrava os termômetros e bricava com o mercúrio, achava daora botar na mão pois era pesado.
    Será que morri? Kkkkkkkkkkklk SQN

    ResponderEliminar
  15. Por favor me ajude!
    Quebrei um termômetro em casa, meu marido jogou água e sabão e lavou o local, ele não sabia objetivo do mercurio, procurei as bolinhas e não achei, e agora minha casa está contaminada?

    ResponderEliminar
  16. Me ajude!
    Quebrei um termômetro dentro do banheiro, meu marido não sabia dos riscos e lavou p banheiro com água e sabão , depois fui procurar as bolinhas de mercurio e não encontrei,
    Minha casa está contaminada?pois depois disso já entramos e saímos do banheiro para outros cômodos.
    O mercurio evapora do piso ou ele fica lá para sempre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tivemos oportunidade de responder na altura. Mas em situações como estas é o Centro de Informação Anti-Venenos que deve ser contactado, só eles poderão dar os conselhos adequados.

      Eliminar
  17. Quebrei um termômetro que mede o ambiente, ele tem um líquido vermelho nada parecido com o mercúrio, caiu na minha mão, e agr?

    ResponderEliminar
  18. Tive contato com mercúrio a 4 anos, quando eu quebrei um termômetro de mercúrio no meu quarto. Após tanto tempo dormindo nesse quarto eu não apresentei nenhum problema, será que eu posso sofrer com as consequências desse ato. OBS: eu retirei o mercúrio com papel e higienizo meu quarto com desinfetante todo dia

    ResponderEliminar