terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sabe o que é a diabetes?

A diabetes (diabetes mellitus) é uma doença que consiste num  distúrbio do metabolismo, em particular da  forma como o organismo usa os alimentos, e nomeadamente um açúcar chamado glucose,  para produzir energia e crescer. 


 2 formas diferentes de representar a glucose

A maior parte do que comemos é transformado em glucose. A glucose, a forma de açúcar que existe no sangue, é o principal "combustível" usado pelo organismo.  No entanto, a glucose não pode ser utilizada pelas células sem a presença de insulina.

 A insulina é uma proteína relativamente pequena, contém 460 átomos que constituem 51aminoácidos (as moléculas mais pequenas que se ligam para formar as proteínas).


A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas. Quando comemos, o pâncreas liberta automaticamente uma quantidade suficiente de insulina para que as células utilizem a glucose presente no sangue e o nível desta baixe.
Uma pessoa com diabetes, se esta n
ão estiver devidamente controlada, tem uma quantidade de glucose no sangue elevada (hiperglicemia). Isso pode acontecer por várias razões: o organismo não produz insulina suficiente, ou não produz mesmo insulina, ou as células não respondem adequadamente à insulina produzida pelo pâncreas. Não sendo a glucose "usada" pelas células, esta atinge valores muito elevados no sangue.  Este excesso de glucose no sangue, eventualmente, é parcialmente eliminado na urina.  

Numa pessoa com diabetes, mesmo que o sangue tenha valores muito altos de glucose, esta não chega às células  de uma forma conveniente para que estas desempenhem adequadamente as suas funções. A presença deste açúcar no sangue vai também causar modificações noutros componentes do organismo. Se a diabetes não fôr adequadamente controlada, o paciente tem um risco significativamente maior de desenvolver complicações, como hipoglicemia, cetoacidose e coma. Assim como complicações a longo prazo como doenças cardiovasculares, danos na retina, insuficiência renal crónica, lesões nervosas, disfunção eréctil, má cicatrização de feridas ou gangrena nos pés, que podem levar à amputação.

Existem três tipos principais de diabetes:
Diabetes Tipo 1 - Em que o organismo não produz insulina em todo. 

Diabetes Tipo 2 - Em que o organismo produz insulina insuficiente, ou a insulina não funciona eficazmente. 
Diabetes gestacional - Em que a diabetes surge apenas durante a gravidez, mas se resolve após o nascimento.
 

As diabetes tipo 1 e 2 são doenças crónicas - duram uma vida inteira, não há nenhuma cura conhecida. Podem no entanto ser controladas, e assim é importante que a pessoa seja submetida a um tratamento eficaz.  Este pode consistir, em particular para doentes com diabetes do tipo 1,  na administração de insulina regularmente,  medicamento disponível desde 1921,  além de uma dieta adequada e exercício.Os doentes com diabetes tipo 2 são normalmente tratados com comprimidos, exercício e uma dieta especial, mas às vezes também são necessárias injeções de insulina .


Cerca de 246 milhões de pessoas por todo o mundo, ou seja quase 4%  da população, sofrem de diabetes.

Sem comentários:

Enviar um comentário