segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Óleo das sementes de coentro e a sua actividade antimicrobiana
Um notícia recente (de 29 de Agosto) no New York Times refere o trabalho de cientistas portugueses da Universidade da Beira Interior.
O óleo de coentro, tem sido usado há séculos como um remédio popular para uma série de doenças, podendo aliviar as cólicas, ajudar na digestão, aliviar infecções fúngicas, reduzir a náusea.e também matar as bactérias relacionadas a doenças de origem alimentar como E. coli devido às suas propriedades antimicrobianas.
Embora tenha sido sugerido anteriormente que o óleo pode actuar como um agente antibacteriano, e inclusivamente que esta actividade resulta de interacções complexas entre as diversas substâncias componentes do óleo e não apenas da actividade de componentes individuais, como por exemplo o linalol, o trabalho dos investigadores portugueses é o primeiro a decifrar exatamente o mecanismo de actuação.
Os investigadores descobriram que o óleo de coentro é capaz de alterar a membrana das células bacterianas e que tal bloqueia processos essenciais do metabolismo celular, como por exemplo a respiração e, finalmente, leva a morte da bactéria.
Leia o artigo do New York Times e o artigo original no Journal of Medicinal Microbiology.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário