Uma das tarefas dos cientistas que trabalham em conservação de obras de arte é analisar os materiais de uma obra para determinar se eles são consistentes com data e/ou a autoria atribuída a essa obra.
Na National Gallery of Art em Washington, com este objectivo, analisaram as tintas na pintura a óleo (aproximadamente de 1617) "St. Cecilia e um Anjo" para determinar se a pintura, propriedade da NGA, foi completamente o trabalho de Orazio Gentileschi, ou se a peça foi posteriormente pintada por um contemporâneo, Giovanni Lanfranco.
Através de análises efectuadas a amostras de diferentes áreas da pintura verificou-se que os cabelos da santa e a sua blusa branca - áreas conhecidas por serem pintados por Gentileschi - continham um pigmento amarelo de chumbo-estanho. No entanto, as zonas dos tecidos vermelhos continham um pigmento diferente, amarelo de chumbo-estanho-antimónio, usado por Lanfranco.
A partir deste trabalho concluíu-se que os dois artistas trabalharam no quadro sendo esta pintura agora atribuído a ambos os artistas italianos.
Adaptado de: http://pubs.acs.org/cen/coverstory/7931/7931art.html
Sem comentários:
Enviar um comentário