Nos últimos dias foi anunciada a descoberta de um super repelente de insectos por uma equipa de investigadores de Universidade de Vanderbilt (Nashville, EUA). A descoberta foi acidental. A equipa dirigida por Laurence Zwiebel, professor de ciências biológicas e farmacologia, estava a investigar o desenvolvimento de novos métodos de controlo sobre a malária. Uma anomalia detectada durante as provas revelou um repelente eficaz contra todo o tipo de insectos a que chamaram VUAA1.
Este composto é milhares de vezes mais eficiente do que os compostos actualmente usados e, mais do que isso, é eficaz contra todos os insectos.
Ainda é cedo para se perceber se este composto pode ser usado para produtos comerciais mas, caso não seja, será um bom ponto de partida para o desenvolvimento de compostos semelhantes com características apropriadas para a venda ao público. Estes poderão ser usados não só para repelir insectos cujas picadas causam doenças ou incomodam, mas também no controlo de pragas agrícolas.
Sem comentários:
Enviar um comentário