quinta-feira, 5 de maio de 2011

Que vantagens tem o gás natural como combustível?

Como combustível o gás natural tem algumas vantagens. Ser composto principalmente por metano, confere-lhe uma característica importante. É que o metano é menos denso que o ar (um dado volume de metano, é mais leve do que o mesmo volume de ar) e portanto o gás natural é mais leve do que o ar (com o gás butano e propano, também utilizados como combustível, acontece o inverso). Isto torna o gás natural mais seguro quando do abastecimento de edifícios, pois em caso de fuga dissipa-se rapidamente, não se concentrando no local da fuga, reduzindo assim o risco de incêndio e explosão.

Da combustão do gás natural resulta basicamente dióxido de carbono e vapor de água, não tóxicos, o que faz do gás natural uma fonte de energia limpa, com uma emissão muito reduzida de poluentes, tendo um impacto ambiental baixo. Tem também um bom rendimento térmico, o que possibilita a redução de despesas em manutenção e assegura maior qualidade de vida.

Por outro lado, diversificar as fontes de energia é sempre bom. Neste momento a principal fonte de energia ainda é o petróleo e a dependência grande desta fonte primária de energia significa a vulnerabilidade absoluta à oferta de petróleo e às oscilações do preço do barril. É o caso dos transportes, em Portugal a energia gasta pelos transportes provém quase exclusivamente do petróleo: 99% do total do sector. O gás natural é uma alternativa ainda pouco significativa, mas que começa a surgir.



Sem comentários:

Enviar um comentário