quinta-feira, 26 de maio de 2011

O polipropileno e a intíma ligação entre estrutura e propriedades

As propriedades dos diferentes materiais estão relacionados com a sua estrutura molecular.  O polipropileno é um bom exemplo para ilustrar a influência da estrutura molecular nas propriedades dos polímeros. 

As moléculas de polipropileno são longas cadeias em que esta unidade se repete:
 

 

As figuras seguintes mostram uma pequena porção da molécula de poli-propileno em que se dá ênfase à orientação dos grupos –CH3 que aparecem ligados a átomos de carbono alternados. Estes grupos, chamados grupos metilo,  podem surgir com arranjos diferentes:
  
1-       Podem aparecer sempre do mesmo lado da cadeia molecular – polímero isotáctico.


2-       Podem aparecer distribuídos ao acaso – polímero atáctico.



O polímero isotáctico é regular e isto permite-lhe ter uma estrutura cristalina sendo assim duro e resistente e com um ponto de fusão mais elevado. É usado em folhas e filmes para embalagens, muitas partes dos automóveis, caixas para computadores e aparelhos de áudio...


No polímero atáctico, irregular, as cadeias estão menos empacotadas, e portanto menos ligadas entre si, sendo o material resultante macio e flexível. É usados para impermeáveis, como vedante...

Os químicos Ziegler e Giulio Natta, estudaram esta reacção de polimerização e desenvolveram um conjunto de catalisadores que permitem obter preferencialmente o polímero isotáctico. Esta contribuição para a química deu-lhes o prémio Nobel em 1963.

4 comentários:

  1. walmor Augusto Faia Da Rocha21 de abril de 2012 às 16:03

    bem esplicado parabens

    ResponderEliminar
  2. tira esse Oxigênio da cadeia do PP, seus JUMENTOS. Vão estudar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela chamada de atenção. Está corrigido. Em tantos posts há certamente outros erros. Este foi obviamente um lapso, por qualquer razão saíu a estrutura errada.

      Espero que quando cometer algum erro não seja tratado logo por jumento...

      Eliminar