As propriedades dos diferentes materiais estão relacionados com a sua estrutura molecular. O polipropileno é um bom exemplo para ilustrar a influência da estrutura molecular nas propriedades dos polímeros.
As moléculas de polipropileno são longas cadeias em que esta unidade se repete:
As figuras seguintes mostram uma pequena porção da molécula de poli-propileno em que se dá ênfase à orientação dos grupos –CH3 que aparecem ligados a átomos de carbono alternados. Estes grupos, chamados grupos metilo, podem surgir com arranjos diferentes:
1- Podem aparecer sempre do mesmo lado da cadeia molecular – polímero isotáctico.
2- Podem aparecer distribuídos ao acaso – polímero atáctico.
O polímero isotáctico é regular e isto permite-lhe ter uma estrutura cristalina sendo assim duro e resistente e com um ponto de fusão mais elevado. É usado em folhas e filmes para embalagens, muitas partes dos automóveis, caixas para computadores e aparelhos de áudio...
No polímero atáctico, irregular, as cadeias estão menos empacotadas, e portanto menos ligadas entre si, sendo o material resultante macio e flexível. É usados para impermeáveis, como vedante...
Os químicos Ziegler e Giulio Natta, estudaram esta reacção de polimerização e desenvolveram um conjunto de catalisadores que permitem obter preferencialmente o polímero isotáctico. Esta contribuição para a química deu-lhes o prémio Nobel em 1963.
bem esplicado parabens
ResponderEliminarObrigada. :-)
ResponderEliminartira esse Oxigênio da cadeia do PP, seus JUMENTOS. Vão estudar...
ResponderEliminarObrigada pela chamada de atenção. Está corrigido. Em tantos posts há certamente outros erros. Este foi obviamente um lapso, por qualquer razão saíu a estrutura errada.
EliminarEspero que quando cometer algum erro não seja tratado logo por jumento...