quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Post-it

Em 1968, Spencer F. Silver, um químico da 3M a trabalhar em adesivos sensíveis à pressão, descobriu que quando um co-polímero de acrilato era produzido de umas determinada forma, se formava uma suspensão de microesferas ligadas entre si. As microesferas não se dissolviam em solução, de facto inchavam até duplicar o seu diâmetro original. Quando esta mistura era pulverizada numa dada superfície, o solvente evaporava e as microesferas voltavam ao seu tamanho original.

Assim, ao contrário de outros adesivos que formavam uma superfície plana contínua, este formava uma superfície descontínua, parecida com a de uma bola de basquete.

Na altura a 3M não sabia o que fazer com este tipo de adesivo, mas foi considerado que ele tinha potencial para ser usado no desenvolvimento de novos produtos.

Em 1974 Art Fry, um engenheiro químico da 3M, estava a cantar no coro da igreja quando, de repente,  teve a ideia de que um marcador removível seria de grande utilidade. Lembrou-se de cola de Silver e, em 1980, o Post-it nasceu.

A superfície irregular do adesivo de microesferaspermite um número limitado de pontos de contacto entre o Post-it e a superfície onde é colado, o que faz com que possa ser removido e colado de novo.  

Tanto a descoberta da cola com características pouco comuns, como a ideia que originou os Post-it  foram acidentais, mas até se obter o produto final, muito trabalho esteve envolvido.

Adaptado de: http://pubs.acs.org/cen/whatstuff/stuff/8214sci3.html



E aqui ficam dois presentes...


Retirado daqui: http://thingsweforget.blogspot.com/

Um blog que vale mesmo a pena visitar!






2 comentários:

  1. Como produzir de jeito e uso doméstico uma cola "similar distante" da cola post it

    ResponderEliminar
  2. Lamentamos, mas não lhe sabemos dar essa informação.

    ResponderEliminar