terça-feira, 11 de outubro de 2011

Velas mágicas

Imagine uma festa de aniversário… o aniversariante sopra as velas do seu bolo de aniversário, apagam-se… mas… de repente, as chamas reaparecem… e por muitas que sejam as tentativas para as apagar, a velas teimam em reacender. Velas mágicas!

O segredo? Já está a imaginar que tem a ver com química…

As velas são feitas de cera, o combustível da vela. O pavio frequentemente de algodão é tratado com uma solução de um sal para evitar que seja destruído muito rapidamente pelas chamas.
Nas velas mágicas, incorpora-se pó de magnésio no pavio. O magnésio é um metal altamente reactivo, quando está em pó e inflama-se a temperaturas relativamente baixas (430 º C). Quando a chama se apaga, calor do pavio inflama o pó de magnésio, produzindo faíscas minúsculas. Estas, por sua vez, inflamam a cera que ainda está sob a forma de vapor, o que reacende o pavio. O magnésio mais abaixo no pavio não se queima, porque está protegido pela cera.

É preciso contudo ter cuidado com estas velas devido pois o que nos diverte nelas, pode também ser a causa de incêndio se não se tiver cuidado.

3 comentários:

  1. A temperatura em que o pavio inflama não pode ser 430ºC!

    ResponderEliminar
  2. Em que se baseia para dizr isso? Qual o valor que consideraria correcto? Este valor foi o que encontrámos quando fizemos pesquisa para escfrever o post. Outros valores que encontámos são da mesma ordem de grandeza.

    Veja por exemplo aqui:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Autoignition_temperature
    http://chemistry.about.com/od/howthingsworkfaqs/f/bltrickcandle.htm

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Sou professora e meus alunos me fizeram uma pergunta que eu não sei explicar a eles. Por isso, peço-lhes ajuda. A pergunta é a seguinte: quando acendemos uma vela, percebemos que a chama da vela se move, por que isso acontece?
    Obrigada desde já por sua atenção.
    Abs
    Profª Jaiane Dummer

    ResponderEliminar