quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Amino-ácidos essenciais

Já aqui lhe falámos de proteínas e dissemos que eram longas moléculas formadas por unidades mais pequenas, os amino-ácidos, ligadas entre si. Também lhe dissémos que há 20 amino-ácidos que são a base das proteínas de todos os organismos vivos.

 (grupos amina e ácido carboxílico, que dão o nome a este grupo de moléculas, dentro de círculos; o grupo R é o que distingue os aminoácidos uns dos outros)

Na figura anterior, os amino-ácidos assinalados com uma seta vermelha são aqueles a que se chama amino-ácidos essenciais. Estes são amino-ácidos  que o organismo considerado (normalmente, o humano) não é capaz de sintetizar mas são fundamentais para o seu funcionamento.
O organismo humano é incapaz de sintetizar cerca de metade dos vinte amino-ácidos comuns. Tem então que os obter através da dieta, pela ingestão de alimentos  ricos em proteínas que os contenham.
Os aminoácidos não essenciais são também necessários para o funcionamento do organismo, mas podem ser sintetizados in vivo.

Alimentos de origem animal, como carne, peixes, ovos e leite são consideradas fontes de proteínas completas, pois estas contêm todos os amino ácidos essenciais. Já nos alimentos de origem vegetal isso não acontece, Daí a importância de variar a dieta e misturar várias fontes de proteínas. 
Dietas vegetarianas muito rigorosas exigem cuidados especiais, como misturar sempre legumes e cereais variados de forma a que, em conjunto, forneçam de forma equilibrada os amino-ácidos essenciais. Curiosamente,combinações comuns na alimentação tradicional de alguns povos, como por exemplo o arroz com feijão na América do Sul, são formadas por alimentos em que os amino-ácidos presentes se complementam para fornecer ao organismo todos os amino-ácidos essenciais.



Sem comentários:

Enviar um comentário