segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um brinde ao cloro!

A água é essencial para a vida e, infelizmente, actualmente muitos milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável num raio de 1 km das suas casa. Tal tem consequências muito graves em termos de saúde pública. O Programa das Nações Unidas estima que cerca de 4.900 crianças morram diariamente de doenças diarréicas resultantes de água contaminada e falta de saneamento.

Felizmente muitos de nós não temos esse problema e beneficiamos de acesso fácil a água potável. Hoje todos deveríamos fazer um brinde ao cloro. Acha estranho? Já torceu o nariz porque a água lhe sabe a cloro? Pois isso é um mal menor, tendo em conta o que lhe dissemos acima...

E porquê um brinde hoje? Porque faz hoje exactamente 103 anos (26/09/1908) que a água tratada com cloro foi fornecida a uma cidade nos USA -  Jersey City, New Jersey. Tal resultou numa diminuição dramática das mortes por febre tifóide, que caíram de 25000 por ano (2083 mortes por mês) para cerca de 20 mortes por ano em 1960 (1,6 mortes por mês). De facto, contudo, tudo começou um pouco mais cedo quando, em 1897,  a lixívia foi pela primeira vez foi usada para desinfectar a água com o objectivo de combater um surto de febre tifóide em Maidstone, Kent (Reino Unido).



O cloro (usado por si só ou como o hipoclorito de sódio (lixívia) ou hipoclorito de cálcio) é eficaz, acessível e amplamente disponível para desinfecção de água potável. Permite destruir organismos causadores de doenças (cólera, febre tifóide e disenteria), um passo essencial para garantir a segurança. Além de purificar a água, o cloro ajuda ainda a remover alguns gostos e odores, controla o crescimento de lodo e algas nos canos e tanques de armazenamento, e ajuda a remover compostos de
indesejáveis ​​da água. Mais de 90% de água potável da Europa é clorada, e os europeus bebem cerca de 400 milhões copos de água da torneira todos os dias.

Por tudo o que referimos e porque a cloração da água tem desempenhado um papel decisivo no aumento da esperança de vida que, passou dos 45 anos no início do século XX a 76 anos no final do século. O uso de cloro e de filtração para purificar a água foi citada pela revista Life (1997) como "provavelmente o avanço da saúde pública o mais significativo do milénio.
" Estando em 46° Lugar entre as 100 maiores descobertas dos últimos 1000 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário