sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Já ouviu falar de fluidos não newtonianos?

Se calhar não... se calhar com este estranho nome, nem lhe parece um assunto que lhe interesse. Mas espere! Não desista já! Dê-nos a oportunidade de lhe dizermos o que são e a seguir prometemos que o compensamos do tempo que perdeu com o seu fantástico comportamento.

Os fluidos classificados como newtonianos, sejam eles mais ou menos viscosos, caracterizam-se por terem uma viscosidade constante, ou seja, seguem a Lei de Newton. São exemplos a água, o leite e os óleos vegetais. Já nos fluidos não newtonianos a viscosidade varia com a força aplicada (e por vezes com o tempo também) e portanto têm propriedades mecânicas muito interessantes. Um bom exemplo é o ketchup. Quando o frasco está em repouso o ketchup é muito viscoso, mas quando o inclina ele torna-se menos viscoso e escorre, e ainda, quando o mete na boca não sente a viscosidade. Em resumo, de uma forma simplificada, podemos dizer que os fluidos não newtonianos não possuem uma viscosidade bem definida. 

Isto pode ter consequências bem engraçadas. Por exemplo, a maizena misturada com água forma um fluido não newtoniano. Faça uma experiência!
Experiência com um fluido não newtonian
  • 1 chávena de maizena
  • 1/4 a 1/2 chávena de água
  • tigela
Ponha a maizena na tigela. Adicione água lentamente e vá misturando, lentamente, com os dedos, até que a mistura fique com uma consistência parecida com a de um leite creme. 
Tente então fazer uma bola com a mistura. Consegue? Aperte bem nas mãos... e depois abra a mão, de forma a ficar com a bola na palma da mão e veja o que acontece... Meta um dedo devagarinho, e depois rapidamente e com força... Engraçado, não é?



Divirta-se! 

A mistura de maizena (amido de milho) com água forma uma suspensão que é um fluido não newtoniano, daí as suas estranhas características - de vez em quando comporta-se como um líquido e outras como um sólido. Por vezes escorre, outras torna-se dura e parte-se - depende das forças aplicadas. 

Aqui fica uma explicação muito, muito simplificada. Quando se mistura a maizena com a água, a nível microscópico, têm-se um conjunto de partículas sólidas suspenso num líquido. Porque a mistura de maizena com água é muito espessa, as partículas de maizena estão muito próximas umas das outras (de tal modo que realmente se tocam entre si), mas ainda são capazes de deslizar umas sobre as outras. Isto é o que acontece quando se mexe na mistura lentamente - as partículas em suspensão tem tempo para se mover e lentamente escorregar umas sobre as outras, assim a mistura funciona como um líquido que pode fluir facilmente. No entanto, quando de repente se pressiona a mistura, as partículas não têm tempo para se mover e ficam como estão e a mistura comporta-se como um sólido.

20 comentários:

  1. To apresentando na fera de ciências :>
    Hoje !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou apresentar amanhã no momento cultural da escola

      Eliminar
    2. eu tenho q apresentar na feira de ciencias amanha e me serviu muito a informçao

      Eliminar
    3. Good experience! Tomorrow i will do it in my school, thank you "Uma Quimica Irresistivel".
      Very good.

      Eliminar
  2. vou apresentar dia 28 desse mes

    ResponderEliminar
  3. OBRIGADO ME AJUDOU BASTANTE.. :):):):):)

    ResponderEliminar
  4. Vou apresentar hoje, com as minhas amigas ..

    ResponderEliminar
  5. vou apresentar depois de amanha
    tinha visto essa experiencia no manual do mundo

    ResponderEliminar
  6. Tbm irei apresentar isso na feira de ciências no meu colégio rsrs

    ResponderEliminar
  7. Vou apresentar hje na escola! #Anciosa

    ResponderEliminar
  8. Vou apresentar amanhã na escola na última aula, Nervosa :)

    ResponderEliminar
  9. muito obrigado vou apresentar dia 4 de dezembro aqui no IFRN

    ResponderEliminar
  10. você me ajudou muito obg, eu ñ estava achando a explicação em lugar nenhum!

    ResponderEliminar
  11. adorei ... ajudou bastante msm ... valws...

    ResponderEliminar
  12. vou apresentar dia 14 deste mês ... nervosa...

    ResponderEliminar
  13. ajudou muito vou apresentar na feira de ciencias

    ResponderEliminar
  14. Qual referência bibliográfica ultilizada para a explicação?

    ResponderEliminar