sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Alcachofras e Vinho... um emparelhamento difícil!

Numa encontro da American Association for the Advancement of Science em 1934 foi servido um prato com alcachofras. Um dos participantes notou que depois de o comer a água lhe soube de forma diferente. Logo ali fez um inquérito e os resultados foram interessantes, 60% dos participantes disse que a água lhes sabia diferente de facto e que parecia mais doce, na generalidade dos casos, tendo alguns (menos) dito que parecia mais amarga.

Experiências posteriores demonstraram que os extractos da alcachofra de facto alteravam o gosto, embora não tão dramaticamente como a miraculina de que falámos há dias, havia  de facto uma modificação. Esta seria devido a uma interacção de compostos existentes na alcachofra com a língua e não a uma alteração dos alimentos propriamente ditos. Tentaram identificar-se os compostos responsáveis e encontraram-se dois "culpados" o ácido colorgénico e a  cinarina. Verficou-se que ambos, independentemente tinha efeitos semelhantes de fazer com que a água bebida fosse percepcionada como doce, um grau de doçura  equivalente ao obtido quando se adicionam 2 colheres de chá  de açúcar a cerca de 175 ml de água. 


Será que estes compostos e os seus efeitos também são responsáveis pelo difícil emparelhamento do vinho com pratos de alcachofras? Muito possivelmente é, tendo em conta que uma razão apontada para esta dificulade é precisamente fazerem com que o vinho a seguir pareça mais doce ou amargo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário