segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Óleo das sementes de coentro e a sua actividade antimicrobiana


Um notícia recente (de 29 de Agosto) no New York Times refere o trabalho de cientistas portugueses da Universidade da Beira Interior.

O óleo de coentro, tem sido usado há séculos como um remédio popular para uma série de doenças, podendo aliviar as cólicas, ajudar na digestão, aliviar infecções fúngicas, reduzir a náusea.e também matar as bactérias relacionadas a doenças de origem alimentar como E. coli devido às suas propriedades antimicrobianas.

Embora tenha sido sugerido anteriormente que o óleo pode actuar como um agente antibacteriano, e inclusivamente que esta actividade resulta de interacções complexas entre as diversas substâncias componentes do óleo e não apenas da actividade de componentes individuais, como por exemplo o linalol,  o trabalho dos investigadores portugueses é o primeiro a decifrar exatamente o mecanismo de actuação.

Os investigadores descobriram que o óleo de coentro é capaz de alterar a membrana das células bacterianas e que tal bloqueia processos essenciais do metabolismo celular, como por exemplo a respiração e, finalmente, leva a morte da bactéria. 



Leia o artigo do New York Times e o artigo original no Journal of Medicinal Microbiology.

Sem comentários:

Enviar um comentário