quarta-feira, 6 de julho de 2011

Água - muita coisa se dissolve nela...

2 -  É um excelente solvente.
Diz-se que a água é um solvente de eleição porque dissolve muito mais substâncias do que qualquer outro líquido. É por isso que é tão difícil encontrar água pura; ao caminhar por entre os campos, as montanhas, pelo nosso corpo ou nas nossas casas, vai sempre dissolvendo algumas substâncias que vai encontrando. Até mesmo gases; de facto a chuva e a neve absorvem várias quantidades de dióxido de carbono e outros gases da atmosfera, dissolvendo-os, formando-se assim as chuvas ácidas que tantos problemas criam. As substâncias que se misturam bem com a água são chamadas hidrofílicas (hidro de água e fílicas de amigas – portanto, amigas da água).
Muitos componentes dos alimentos, principalmente as proteínas, os hidratos de carbono e os sais minerais, são constituídos por moléculas que têm características (polaridade) de que resulta uma certa atracção pelas moléculas de água. Quando cada molécula destas substâncias, ou os iões que as formam no caso dos sais minerais, ficam rodeados por moléculas de água e, portanto, separados dos seus outros “irmãos”, diz-se que essa substância está dissolvida ou que se dissolveu. Quando uma substância se dissolve noutra à mistura obtida chama-se uma solução.
A imagem seguinte ilustra a dissolução de sal em água:
 


2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!!
    Química Ensinada agradece...

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo seu comentário.

    Agradecemos também as referências que tem feito no seu interessante blog ( http://quimicaensinada.blogspot.com/ ) a posts que aqui temos colocado.

    ResponderEliminar