terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma vida mais saudável

As primeiras substâncias químicas usadas para tratar doenças foram extraídas de plantas - os antigos egípcios usaram a dedaleira como um medicamento para o coração. Hoje o medicamento anti-cancro Taxol ® obtido das árvores de Teixo do Pacífico. Outros medicamentos modernos, tais como o antibiótico penicilina, são baseados em compostos químicos encontrados na natureza.


A química também permite produzir os novos medicamentos fabricados pelo Homem. Seja reproduzindo moléculas encontradas na natureza,por vezes adaptando ou melhorando as propriedades da substâncias químicas naturais, ou produzindo moléculas novas com propriedades para curar doenças anteriormente fatais.

A química têm ajudado a controlar ou erradicar muitas doenças. A química do nosso corpo é extremamente complexa. Químicos e bioquímicos estão continuamente a melhorar nossa compreensão de como o corpo funciona. Novos medicamentos para combater doenças difíceis, como a asma e a doença de Alzheimer, ou novos desafios, tais como a SIDA, requerem novas moléculas - nova química.

O diagnóstico preciso das doenças depende da química analítica moderna. O sangue e a urina podem ser analisados com bastante detalhe. Os equipamentos para obter imagens de ressonâncias magnéticas de todo o corpo usam tecnologia desenvolvida originalmente para investigação em química.



A cirurgia moderna não é mais uma situação de ameaça à vida graças aos anestésicos, analgésicos, antibióticos e aos níveis elevados de higiene médica possível devido aos produtos químicos de limpeza modernos. Também são resultado da química os pontos absorvíveis e outros materiais curativos biodegradáveis que tornam as estadias em hospital mais curtas e a recuperação mais confortável.

Muitos medicamentos tiveram um grande impacto no nosso estilo de vida. A pílula anticoncepcional teve um enorme impacto social, assim como outros medicamentos que permitem que pessoas com doenças crónicas graves possam viver uma vida quase normal. Mas o maior impacto da química na saúde está relacionado com a água potável "na torneira" em cada casa. A química limpa e purifica a água - e água limpa significa boa saúde.

Adaptado de: http://www.rsc.org/images/ChemistryCommunity_tcm18-47986.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário