sábado, 23 de julho de 2011

O Colesterol não é tão mau como o pintam!

O esteróide mais abundante no corpo humano, e o mais importante é o colesterol.

É um componente fundamental das membranas celulares e é ainda o composto a partir do qual o nosso organismo sintetiza outros compostos, tais como as hormonas sexuais, os ácidos biliares e a vitamina D.

Devido a se ter estabelecido uma correlação entre níveis altos de colesterol no sangue e a ocorrência de doenças como a aterosclerose, muitas pessoas vêem o colesterol quase como que um veneno. No entanto, o colesterol não só não é um veneno, como é mesmo essencial para a vida humana. Sem ele, nós morreríamos. Felizmente é difícil tal acontecer, pois, mesmo que o colesterol fosse completamente eliminado da dieta, o nosso fígado produziria suficiente para as necessidades do nosso organismo. 

É sensato ter cuidado para que os níveis de colesterol no sangue não ultrapassem valores considerados normais, mas que ele não é apenas o "mau da fita", isso não é! Muito do colesterol ingerido e produzido pelo fígado é usado pelo organismo para produzir outras moléculas indispensáveis para o seu bom funcionamento. Façamos-lhe justiça, pois sem ele não vivíamos!

Sem comentários:

Enviar um comentário