domingo, 26 de junho de 2011

A Química na Arte IX




A minha serotonina
Grés vidrado, 1100ºC, 46x36x16 cm

Helena Abrantes


A serotonina é um neurotransmissor, uma molécula envolvida na comunicação entre neurónios. Esta molécula aparenta ter diversas funções, como o controle da libertação de algumas hormonas e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite. Drogas como o "Ecstasy" e o LSD "mimetizam" alguns dos efeitos da serotonina em células alvo. O Ecstasy promove a libertação maciça de serotonina e posterior depleção da mesma. A concentração deste neurotransmissor está relacionada com a sensação de euforia e relaxamento e, em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central. 
Um dos aspectos que contribui para tornar a serotonina tão especial é a imensa variedade de funções a que está ligada. Actua no desempenho motor de músculos e vísceras, na regulação dos sistemas cardiorrespiratório e endócrino, na regulação da temperatura corporal, na percepção sensorial, na aprendizagem, na memória, no comportamento alimentar e sexual e mesmo em estados psíquicos como o humor, o vício e a depressão.
Longe do olhar científico, mas perto das formas e das cores, a minha "serotonina" é a alegria, a felicidade interior, a capacidade natural de se ser feliz.
Agora representada sob a forma de objecto decorativo é a molécula divertida!




Cinamaldeído - Abordagem pictórico-olfativa
grés vidrado, 1100ºC, 62x38x15 cm

João Paulo Noronha


Representação escultórica de uma molécula. O trans-Cinamaldeído (sabor e cheiro da canela, Cinnamomum sp.) C9H8O (trans-3-Fenilpropenaldeído) - Composto orgânico de estrutura aromática conjugada. A ligação dupla conjugada torna a geometria do composto planar. Representação rigorosa de um sistema conjugado numa vertente pedagógica.

Sem comentários:

Enviar um comentário